ZMOT

Entenda melhor o momento zero da verdade

A influência da internet na decisão de compra dos consumidores.

zmot - momento zero da verdade

Muitas empresas imaginam que o momento de decisão de compra de um cliente é quando ele está frente a frente com produtos de variadas marcas, e tem que optar por uma delas, a Procter & Gamble em 2005 lançou o termo FMOT (first moment of truth), sigla para primeiro momento da verdade e que consistia na ideia de que o momento da escolha na gondola era o primeiro momento da verdade, e usou também o termo SMOT (second moment of truth), sigla para segundo momento da verdade, que consistia na opinião dos clientes após utilizarem o produto escolhido, voltariam ou não a comprar a marca que experimentaram.

Bem com o passar dos tempos, e a internet cada vez mais presente em nossas vidas, passamos a utilizar este recurso para uma série de situações, inclusive a pesquisa sobre produtos e serviços que pensamos em adquirir, foi desta percepção e de uma pesquisa de larga escala que em 2012, o Google lançou mão do termo ZMOT (zero moment of truth), sigla para Momento Zero da Verdade, e que defende que as pessoas não são mais consumidores passivos, que recebem mensagens das mais variadas empresas e tomam suas decisões baseadas nelas.

Hoje você não está atrás da concorrência. Você não está por trás da tecnologia. Você está atrás de seu consumidor. - Rishad Tobaccowal

O conceito do ZMOT, é que atualmente os consumidores estão mais críticos, antes de comprar querem obter o máximo possível de informações sobre o que precisam, querem opiniões de pessoas e meios de sua confiança, querem definir antecipadamente quais marcas e locais farão parte da lista de compras, quem indicar após a experiência.

O que fica para o meio empresarial é que se sua empresa não está fazendo parte do ZMOT de seu público alvo, provavelmente esta gerando resultados para concorrência.


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